Lipoaspiração (Lipectomia Assistida ou Lipoplastia)
- Coaster Mídia
- 30 de dez. de 2025
- 1 min de leitura
Remove depósitos de gordura resistentes à dieta e aos exercícios físicos. A lipoaspiração pode ser realizada pelas técnicas tumescente ou ultrassônica. As áreas mais comuns incluem pescoço, braços, parte superior do tórax, abdômen, quadris, coxas e joelhos.
Duração: De 1 a 2 horas ou mais. A lipoaspiração ultrassônica pode durar até 40% mais tempo que a lipoaspiração convencional.
Efeitos colaterais: Equimoses e inchaço temporários. Na técnica tumescente, pode ocorrer drenagem temporária de líquidos nos locais das incisões.
Recuperação: Retorno ao trabalho em 1 a 2 semanas. Atividades mais intensas: entre 2 e 4 semanas. A recuperação completa do inchaço e dos hematomas pode levar 6 meses ou mais. O uso das técnicas tumescente ou ultrassônica pode reduzir esses efeitos no pós-operatório.
Riscos: Assimetria, ondulações ou flacidez da pele. Outros riscos incluem alterações na pigmentação, infecção e retenção de líquidos. Na técnica ultrassônica, o calor das ondas pode causar queimaduras.
Resultados: Permanentes, porém dependentes de dieta e exercícios para manutenção.
Tecnologia: O cirurgião realiza pequenas incisões na pele próximas às áreas com gordura e introduz uma cânula conectada a um sistema de sucção.Na técnica tumescente, as células de gordura são infiltradas previamente com uma solução contendo soro, adrenalina e anestésico local, reduzindo inchaço e equimoses.Na técnica ultrassônica, as ondas liquefazem a gordura antes de sua aspiração.
Internação: Não é necessária. No entanto, lipoaspiração em múltiplas áreas pode exigir curta internação.
Anestesia: Local, geral ou peridural.

Comentários